• Grey Facebook Icon

Curta nosso Facebook - © 2016 by Clínica ProSorriso

Av. Dom Pedro II, 289 - Centro - Salto/SP - CEP 13.320-903
Telefones: (11) 4029-3897 / 2840-3562
E-mail: contato@clinprosorriso.com.br

Responsável Técnico - Dr. Roberto Savioli - CROSP 102691 - EPAO 15361

Tire suas dúvidas online - Fale agora com a ProSorriso

Please reload

Posts Recentes

Veja Como Evitar a Erosão Dentária Causada por Alimentos

August 1, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Diastema: Esclarecendo Todas as Dúvidas

Diastema é o espaço entre dois ou mais dentes que algumas pessoas possuem e que na maioria das vezes fica entre os dois dentes frontais da arcada superior.

 

Quais as causas? Existem várias possíveis causas:

- Um deles é a inserção do tecido que vai do lábio à gengiva até onde se encontram os dois dentes, conhecido como freio labial.

- Diferença no tamanho dos dentes.

- Dentes que não nasceram por conta de problemas com a oclusão ou pressão lingual.

- Lesão dos tecidos moles.

- Fatores genéticos

- Aumento do tamanho da língua.

 

Curiosidade:

Mamadeira, chupeta ou até mesmo o ato de sucção dos dedos podem levar a pessoa a desenvolver diastemas, por exercerem muita pressão sobre os dentes e isso deve ser acompanhado de perto por um Odontopediatra. Saiba mais sobre Odontopediatria clicando aqui.

 

Quais as razões que levam as pessoas a buscarem tratamento do diastema?

Na maioria das vezes a razão que leva as pessoas a procurarem tratamento se dá ao fato de acharem que esse espaço entre os dentes estraga seu sorriso, ou seja, a estética. Algumas pessoas dizem que a abertura às vezes atrapalha na pronúncia de algumas palavras e também faz com que alguns sons indesejáveis escapem da boca. Por isso, acabam optando pela fonética. Outras optam pelo tratamento por conta de comentários indesejados que vem de pessoas de fora.

 

Normalmente a procura pelo tratamento vem na infância ou adolescência e para muitas pessoas isso é uma pequena mudança, mas para outras é uma forma de poder sorrir sem medo, o que acaba mexendo até em sua expressão facial ao sorrir.

 

Quais são as consequências do Diastema?

As consequências do diastema dependem de alguns fatores como o tempo que a pessoa possui o diastema, o tamanho ou a causa da abertura. Ele pode levar a pessoa a ter uma gengivite, podendo evoluir para uma periodontite e com o risco de chegar ao ponto dos dentes ficarem moles, ocasionando a perda dos mesmos. Mas é bom pontuar aqui que isso não é uma regra, ou seja, não ocorre sempre. Por isso recomendamos que se a pessoa resolver manter o diastema, consultar o dentista regularmente.

 

Quais são os tratamentos oferecidos para o diastema?

Para a Dra. Patrícia Savioli CROSP 85481 Especialista em Ortodontia da Clínica ProSorriso, o aparelho ortodôntico é o principal tratamento para que os dentes se movam da forma correta fechando o (ou os) diastema(s). É fundamental que o paciente tenha um acompanhamento muito próximo de um profissional especialista e experiente neste tipo de tratamento. Em muitos caso nosso clientes precisam vir até a Clínica ProSorriso mais de uma vez por mês. Saiba mais sobre os especialistas da ProSorriso.

 

Existem outras possibilidades além do tratamento com aparelho ortodôntico:

- Utilizar da resina para que assim aumente o volume dos lados dos dentes, e esconda o espaço entre eles.

- Substituir os dentes por implantes (Somente adultos)

- Frenectomia: É um procedimento cirúrgico que envolve o reposicionamento do freio labial. É recomendado caso o freio labial possua um tamanho anormal. Em alguns casos o paciente ainda precisa usar aparelho odontológico depois disso.

- Existe ainda a opção de manter a diastema.

 

A língua tem alguma responsabilidade em cima do diastema?

A língua pode ser sim um grande fator para a existência do diastema. Ela pode trabalhar tanto involuntariamente quanto voluntariamente, sendo assim, quando a língua funciona de maneira incorreta, por exemplo, ao pressionar os dentes, ela pode gerar a abertura do diastema. Uma pessoa que tem a língua presa também tem chances de ter diastema, pois a língua exerce pressão sobre os dentes.

 

Respirar pela boca pode fazer com que crie abertura entre os dentes?

Sim, pois quando a pessoa respira pela boca, acaba reduzindo a pressão dos lábios sobre os dentes, fazendo com que o ar acabe passando com mais facilidade e gerando diastemas.

 

Bruxismo pode causar diastema?

Por conta do desgaste que acontece nos dentes ao rangê-los o bruxismo pode sim causar diastema. Para não causar essa consequência, é recomendada a utilização de placas na hora de dormir.

 

O que seria aparelho lingual?

O aparelho lingual tem a mesma função que um aparelho fixo normal, mas é recomendado e de interesse de pessoas que não querem ter um sorriso metálico a mostra. É colado na parte de trás dos dentes, ficando invisível na visão das outras pessoas. Muitas pessoas pensam que ele incomoda a língua por ficar muito próximo da mesma, mas isso é um mito.

 

Para que o diastema feche o freio labial precisa ser removido?

Isso não é uma regra, tem casos que precisam pois os freios labiais são muito grossos o que ocasiona em ocupar o espaço entre os dentes centrais e impede o fechamento do diastema. Por isso a remoção do freio labial. O mais correto é consultar um dentista para o diagnostico e o tratamento recomendado.

 

A mordida aberta pode causar diastema?

Pode, mas também não é uma regra. Nem todo mundo que tem diastemas é por esse motivo assim como há pessoas com mordida aberta que não possuem diastema. Há mordidas abertas que causam diastema, pois a língua empurra os dentes, abrindo a mordida e gerando o diastema.

 

Depois de tratado, os dentes podem voltar a se separar, gerando outra diastema?

É necessário o conhecimento dos fatores causadores e o tratamento deles, para que sejam contidos e eliminados totalmente. Caso isso não seja feito, existe uma grande chance que os dentes voltem a se separar

 

 

Fonte: ProSorriso Odontologia Salto

Av. Dom Pedro II, 289 Centro - Salto/SP - (11) 4029-3897

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga